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Saiba por que sua empresa PRECISA utilizar o e-mail marketing

O E-mail Marketing é um assunto que merece atenção. Seu uso correto traz muitos resultados positivos para a empresa. Veja os motivos para utilizar essa estratégia.

Saiba por que sua empresa PRECISA utilizar o e-mail marketing

Hoje existem muitas opções de canais de comunicação rápidas disponíveis, como o Skype (com chats e chamadas) e whatsApp. Mas a maioria dos usuários da Internet ainda usa o e-mail diariamente, via computador ou celular. O e-mail simboliza uma porta de entrada para conversar de forma direta com pessoas que estão interessadas em conhecer um pouco mais sobre seus produtos e serviços. A chance dessas pessoas se tornarem clientes é enorme.

Sua empresa deve trabalhar as boas práticas de E-mail marketing e assim, construir uma lista de leads (potenciais clientes). Isso para o marketing é fundamental!

Mas preste atenção: E-mail marketing sem estratégias queima o filme da sua empresa. Muito cuidado!

Tipos de E-mail Marketing

  • Nutrir Relacionamentos

Nutrir relacionamentos no E-mail marketing

Através do SEO, marketing de conteúdo e redes sociais, sua empresa atrairá tráfego para seu site/blog e fará com que você conquiste novos contatos, gerando leads e aumentando sua relevância.

Mas como manter o interesse desses contatos?

Por meio de e-mails com feedbacks de postagens, notícias, informações que as interessem. Esses e-mails devem ser enviados no momento certo e com a mensagem especifica para cada um de sua lista.

A nutrição é uma das ações mais importantes dentro do Inbound Marketing. Para converter mais visitantes em leads e leads em clientes, é preciso educá-los sobre o seu negócio e estreitar o relacionamento com eles.

  • Pós Venda

Marketing pós venda

Seu cliente comprou um produto ou serviço de sua empresa. Parabéns! Mas não o deixe ir embora, peloamordedeus!!!

Um cliente satisfeito é ótimo, mas você precisa conquistá-lo para que volte sempre e recomende aos amigos. Não basta atrair sua atenção, é necessário alimentar esse relacionamento.

Mas como? Através do e-mail marketing. Se ele comprou é porque existiu 100% de interesse e com isso , se você enviar descontos, promoções exclusivas e uma atenção diferenciada é muito provável que ele se sinta acolhido/seguro e compre novamente. E então, você terá um cliente fiel.

  • Ativação de clientes

Notificações através do e-mail marketing

Pode ser que após a situação de pós venda, seu cliente se desligue da empresa e não volte para comprar novamente. Fique ligado!

Todo produto ou serviço tem um clico de vida e seu cliente precisará renovar/reativar/reformular o que comprou depois de determinado tempo. Você pode lembrá-lo enviando a mensagem de renovação no período certo.

Por que usar o E-mail Marketing?

Por que usar o E-mail Marketing?

Infelizmente o e-mail marketing ainda não chama tanto a atenção como as mídias sociais, mesmo sendo tão valiosos. Muitas empresas não sabem de seu poder e acabam não agregando essa ação em seu marketing.

Veja só: segundo a Campaign Monitor, e-mails conseguem gerar um ROI (retorno sob investimento) de até 3.800% (a cada US$ 1 investido, é possível ter até US$ 38 de retorno!) e são 40 vezes mais eficientes em adquirir clientes, se comparados ao Facebook e ao Twitter. Isso não pode ser ignorado!

5 motivos para incluir e-mail marketing em seu marketing!

1 – Alto alcance

Alto alcance do email marketing

O Facebook atingiu a marca de 1 bilhão de usuários e o Twitter, 255 milhões. É um número expressivo que te leva a pensar que essas são as melhores formas de atrair clientes e conversar com a sua audiência. Mas é porque você ainda não deu uma olhada nos e-mails.

Segundo a Radicati, em 2013, existiam 3,9 bilhões de contas de e-mail, e a projeção é que esse número chegue a 4,9 bilhões em 2017. O mesmo estudo mostra que o número de contas empresariais vai chegar a 1,1 bilhão em 2017. Todo mundo precisa de um e-mail hoje em dia!

2 – Relatórios e mensuração

Relatórios e Mensurações de E-mail Marketing

O ROI é um dos principais indicadores de desempenho das estratégias maduras de marketing.

Como vimos no estudo da Campaign Monitor, é possível ter até 3.800% de retorno sobre o investimento com campanhas de e-mail marketing, mas não é só isso. Algumas das métricas mais sólidas do marketing digital são utilizadas para mensurar a eficiência do e-mail marketing. Taxa de crescimento da sua lista, taxa de abertura, taxa de cliques e CTR (click-through rate) ajudam a determinar se suas campanhas realmente estão gerando o retorno esperado. Ou seja, se o ROI é realmente positivo.

Lembrando que isso acontece quando sua lista é perfeita – bem segmentada e com o consentimento dos clientes – caso contrário, é caso perdido!

3 – A personalização é importante

E-mail Marketing personalizado

Uma mensagem genérica não é o suficiente para que um leitor se interesse e se torne um potencial cliente. Afinal é uma mensagem para todos da lista.

Você precisa mostrar que a mensagem é PARA ELE! Uma lista bem feita e um disparador bem elaborado podem utilizar os dados de sua lista para turbinar e personalizar suas mensagens.

4 – Tempo de vida e-mails x Posts em redes sociais

Tempo de vida e-mails x Posts em redes sociais

Em um espaço médio de duas horas, seus posts no Facebook já foram esquecidos. Segundo um estudo da Sprout Social, 75% das interações no Facebook ocorrem em até 2h30 após o conteúdo ser postado e 75% do alcance máximo em 1h50.

Já com os e-mails, é preciso que os usuários realmente excluam a sua mensagem. Caso contrário, ela estará em suas caixas de entrada esperando para ser reconhecida e pronta para engajar mais um leitor, mesmo que demore um pouco.

5 – E-mails para celulares e tablets

E-mails para celulares e tablets

Os donos de aparelhos mobile ultrapassaram os de desktops em 2014, e o número de pessoas que possuem um dispositivo móvel chega cada vez mais perto dos 2 bilhões. (via Smart Insights).

O mesmo estudo mostra que esses usuários passam 51% do seu tempo total de navegação na internet em dispositivos móveis. Considerando que 75% das aberturas de e-mail pelo Gmail acontecem por meio de smartphones e de tablets, o e-mail marketing é uma das melhores maneiras de unir mobilidade e alcance! (via TechCrunch).

Utilize seus e-mails com a versão responsiva, ou seja, adaptada para tablets e celulares. Assim, a chance de chamar a atenção do internauta será maior. Ele verá uma mensagem sem dificuldades em seu dispositivo móvel e poderá seguir em frente, visitando seu site.

Olha que legal:

  • Cerca de 53% dos e-mails são abertos em dispositivos móveis
  • 1 em cada 3 cliques em e-mails ocorrem em dispositivos móveis

Construindo sua lista de E-mails

Listas de E-mail Marketing

Sua lista de contatos de e-mail cai em 22,5% a cada ano. Os endereços mudam conforme as leads vão mudando de empresas, alguém abandona uma conta antiga do Hotmail e pessoas saem da sua lista. Triste né? Mas faz parte.

Por esse motivo, um dos aspectos mais desafiadores de campanhas de e-mail marketing é aumentar a sua lista de contatos. Nesse cenário, existem duas características importantes que devem ser consideradas: o tamanho e a qualidade.

Listas grandes sem qualidade não funcionam, assim como listas excelentes, mas sem contatos o suficiente também não. Turbinar uma lista toma tempo, mas vale a pena.

Nessas horas, você tem vontade de comprar uma lista, não é?

Comprar uma lista é um dos maiores erros de sua vida!

Você comprou uma lista com e-mails qualificados, com nome, endereço completo, telefone, etc. Perfeito não é? NÃO!

A caixa postal de qualquer pessoa é algo bem pessoal. Por lá, ela lida com mensagens do trabalho, de empresas e produtos que ele gosta, e também de assuntos pessoais.

Ao comprar uma lista, além de passar por aspectos éticos, muitos provedores não permitem o envio de mensagens para listas compradas e você perde a chance de interagir com usuários realmente relevantes para o seu negócio. Isso sem falar da indisposição que você cria entre essa pessoa que não quer receber seus conteúdos e a sua empresa.

Bom planejamento na distribuição

segmentacao-de-email-marketing

Por fim, após seguir todos os critérios acima, não saia por aí disparando e-mail marketing para suas listas de manhã, tarde e noite. Organize-se!

Crie um planejamento de disparos. Com sua lista segmentada você conseguirá saber qual nicho de clientes desejará tal mensagem, em qual horário, etc.  Outro nicho se interessará por determinada promoção. As segmentações são variadas e isso exige que a mensagem certa chegue ao público certo, caso contrário, tudo que fez até aqui foi em vão.

A Evolutiva Comunicação oferece essa estratégia. É um processo detalhado, exigindo dedicação e envolvimento. Crie suas campanhas de e-mail marketing com a gente e tenha mais retorno em seu negócio. Envie uma mensagem aqui ou ligue 11 3280-7798 agorinha mesmo.

 

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