Google Chrome x Sites em Flash

Google Chrome não reproduz site em flashSe o site da sua empresa utiliza a tecnologia Flash – programa Adobe responsável por efeitos, animações e multimídia, muito utilizado até 2013 – prepare-se para atualizá-lo!

O Google já vem há tempos anunciando o fim ao suporte desta tecnologia. Em 2015, anunciou que o Chrome não daria mais suporte à visualização de anúncios em Flash. A partir do quarto semestre de 2016, deixará de reproduzir sites que ainda usam o Adobe Flash Player.

Mas porque isso?

Adobe Flash Player

Em 2011, a Adobe anunciou a descontinuidade do Adobe Flash Player. Apesar de ser um programa com efeitos interativos, animações diferenciadas e recursos de multimídia, possuía falhas relevantes em relação à segurança, abrindo portas para ciberataques.

Por este motivo e outros, descontinuou seu uso e desistiu de reproduzir a tecnologia na versão mobile (tablet e celulares). Logo em seguida, o Android também deixou de reproduzir conteúdos em Flash.

Hoje, como substituto, a Adobe utiliza o Animate, com funções similares e adaptadas aos padrões atuais da Web.

E agora, como fica?

A Evolutiva cria sites em HTML5

Atualmente, grande parte dos sites é desenvolvida em HTML5 e por isso, muitos não sofrerão com essa mudança. Os sites mais antigos, sem atualizações há anos, não serão mais carregados no navegador Chrome. Além disso, entrarão na lista negra (blacklist) do Google, impossibilitando que novos clientes o encontrem.

Se o seu site ainda possui Flash, entre em contato com a Evolutiva e criaremos um novo, adaptado a versão mobile, otimizado e dentro das normas exigidas pela Web.

O Intuito do Google é estimular os desenvolvedores a utilizarem HTML5 através do seu programa “HTML 5 por Padrão“. Veja os cinco pontos defendidos pelo Google em seu documento:

  1. Se um site oferece uma experiência de uso em HTML5, esta será adotada como experiência padrão no Chrome;
  2. Quando um usuário encontrar um site que precisa de Flash Player, um alerta aparecerá no topo da página, dando ao usuário a opção de permiti-la no site;
  3. Se o usuário aceitar o alerta, o Chrome anunciará a presença do Flash Player e atualizará a página;
  4. O Chrome salvará a configuração do usuário para esse domínio nas visitas seguintes;
  5. Para evitar o excesso de alertas aos usuários, inicialmente lançaremos uma “lista branca” dos 10 principais sites (com base na métrica de uso agregado). Esta lista expirará após um ano.

A whitelist ou lista branca, segundo métricas internas do Google, incluirá sites como YouTube, Facebook, Yahoo e Amazon.com, com revisões esporádicas para remover sites sujos.

Outros motivos para atualizar seu site:

  1. Um site desatualizado tem seu posicionamento rebaixado nas buscas do Google;
  2. Um site não adaptado à versão mobile é penalizado pelo Google, perdendo drasticamente sua relevância nas pesquisas;
  3. Sites pesados são rebaixados nas pesquisas;
  4. Sites não otimizados, ou seja, sem técnicas que auxiliam no posicionamento orgânico do Google (SEO), como uso de palavras chave e meta tags estarão prejudicados nas pesquisas, distanciando sua empresa de quem procura o serviço que oferece.

A Evolutiva Comunicação é uma agência de marketing digital, com experiência há cinco anos, focada em soluções e resultados para a área digital de pequenas e médias empresas. Clique aqui e solicite uma proposta comercial.

 

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